9 de junho de 2016

Que imagem queremos passar?baixa

Conversando com os amigos do grupo de whtasapp aqui na Bahia, foi abordado sobre as condições do Arruda na atualidade, para quem vê na TV, o nosso querido estádio se apresenta de uma forma lastimável e a primeira impressão é sempre a que fica, tanto que já teve comentários desse tipo no programa do Canal Sportv o Redação Sportv, o jornalista André Risek chamou a atenção sobre a aparência das arquibancadas, cheias de limo, ou seja, suja.

Diante dessas observações, tanto da torcida da quanto da imprensa, me veio um questionamento, qual a imagem que queremos passar? Apenas para explicar aqueles que não acompanham diariamente o querido Santinha, seja in loco ou pela internet, o clube vem fazendo ações de melhorias no Arruda, como novos acessos, reforma interna nos corredores etc. Porém, como hoje o Santa voltou a ter uma grande visibilidade, com seus jogos visto até no exterior, a imagem do clube tem que ser melhor tratada, quando falo melhor tratada me refiro ao seu segundo maior patrimônio (a primeira todos sabemos), o Arruda, a porta de entrada de maior visibilidade do clube no quesito televisivo, e como o Arruda não é nenhuma Arena moderna, precisa de atenção constante na sua aparência. Não sou engenheiro para opinar como se deve proceder na manutenção num estádio de futebol, mas reconheço sujeira de longe. Como o Arruda é um estádio onde suas arquibancadas estão sempre expostas a ação do tempo, a manutenção e limpeza se faz necessário e de forma constante a fim de evitar limos e outros problemas decorrentes principalmente da chuva. Uma pintura todo ano se demonstra algo muito oneroso, principalmente para um clube que está tentando se reestruturar financeiramente, mas limpeza através de jatos de água se mostra uma boa opção na impossibilidade de uma pintura regular, só sei que seja qual for o procedimento, com certeza vale o investimento, pois a imagem do Santa Cruz é que está em xeque.

Desde que saímos da série C, passamos a disputar campeonatos de pontos corridos no brasileiro e vejo que a torcida ainda não abraçou esse estilo de competição, haja vista nossa média de público não consegue ser superior a 15 mil torcedores, bem longe dos mais de 35 mil torcedores por jogo nas séries C e D, algo que fortaleceu a imagem de torcida mais apaixonada do Brasil, ganhando até manchetes no exterior. Quando subimos ano passado de volta a tão sonhada série A, imaginávamos que a torcida seria o carro chefe da imagem do Santa em 2016, expectativa não só minha, mas principalmente da imprensa nacional, que acreditava que com o Santa na primeira a média nacional seria elevada graças a torcida mais apaixonada do Brasil. Veio 2016 e ainda não se concretizou, Arruda só conseguiu levar pouco mais de 20 mil torcedores em sua estreia, nossa torcida tem se mostrado uma torcida de torneios mata-mata, não percebeu que os pontos corridos são 38 mata-matas.

Desde o início de sua gestão, uma das preocupações de Alírio era a relação clube/torcida, sabemos que quanto mais a torcida se mostra participante, seja como sócio ou comprando ingresso, torna o clube mais forte, mas isso infelizmente não tem sido nossa realidade, o número de sócios é pequeno para não dizer ridículo e não se consegue bons públicos no Arruda, mesmo vindo de 2 títulos e tendo um início de brasileiro que talvez só nos anos 70 se viu. O pais vem passando por uma crise mas isso não impede de termos um bom público no Arruda, simplesmente adequar os preços a realidade nacional e local principalmente, como muitos falam, cadeira vazia no estádio não dá retorno. Ao meu ver faltou uma ação de mkt forte desde que subimos para a série A, com pacotes atrativos para o quadro social e com compra de ingressos antecipados, algo que demonstre ao torcedor que além de ajudar o clube, a compra de ingresso antecipada sai mais barata, mas pelas ações que o clube vem praticando acaba indo na contra mão, mostrando que não precisa ser sócio para ter acesso a ingresso barato. Vejam o exemplo do Vitória aqui em Salvador, em janeiro publicou para seus torcedores os preços que seriam praticados no brasileiro, preços variando entre R$ 100,00 e R$ 60,00 de acordo com o adversário e dia do jogo. Alguém pode se perguntar, são caros demais para nosso padrão, principalmente numa cidade do Nordeste, concordo, mas a visão do Vitória não é extorquir seu torcedor e sim demonstrar a ele que pode assistir aos jogos pagando bem menos, aderindo aos planos de sócio torcedor, o plano sócio torcedor do Vitória custa por mês R$ 40,00 (vai aumentar para R$ 50,00 em agosto) para assistir todos os jogos do Vitória em casa (qualquer torneio/competição), mesmo que seja na Arena Fonte Nova. Alguns podem argumentar que nossa torcida em sua maioria é composta por classe mais inferiores economicamente, fato indiscutível, mas a outra parte é suficiente para levar grandes públicos ao Arruda e também atender todas as faixas econômica, falta além de um pouco de consciência da torcida como uma ação mais forte do clube, A imagem precisa mudar e a imagem de um Arruda cheio é que vende melhor.

#SejaSocioSantaCruzdeCorpoeAlma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado após a moderação.