22 de maio de 2016

Acima da Média

Não vou me ater aos erros do árbitro nem ao nível do erro (não sou torcedor da Coisa que fica chorando decorrente do apito), para mim erro é erro e ponto final, e quanto a isso um erro para cada time influenciou no placar, o escanteio que originou o segundo gol e da virada do Fluminense foi originado de um impedimento, e o gol de empate Coral, mesmo Grafite tendo sido tocado, não foi pênalti (embora alguns cronistas concordem com a marcação).

Parafraseando o jornalista da ESPN Gustavo Hofman mas não em relação aos adversários como ele analisou, quero falar em relação ao próprio retrospecto do Santa em início de Série A, não me lembro de um início tão bom, seja em resultados quanto apresentação de um bom futebol, talvez só pelo idos dos anos 70, é para poder sonhar com um bom 2016. Título? Sinceramente não penso isso, até porque existem diversos fatores contra a Cobra Coral para se alcançar tal feito, estrutura e principalmente o lado financeiro, mas nada impede do Santa surpreender e quem sabe lá na frente...

É verdade que as conquistas recentes, principalmente a da Copa do Nordeste, inédito do clube, elevaram a moral da equipe, mas o fator primordial esta no homem de terno que fica no banco, Milton Mendes, que mesmo com algumas peças limitadas consegue dar conjunto, e um bom conjunto a equipe. Depois de uma grande estreia diante do Vitória, equipe que juntamente com o Santa subiu da série B, para alguns analistas não servia de parâmetro para uma análise mais profunda da equipe Coral, precisaria de um confronto mais "duro" para tal análise. Pois bem, ontem em seu primeiro desafio contra as tradicionais equipes da série A, o Santa foi aprovado, para quem esperava uma equipe totalmente fechada explorando lances fortuitos de contra ataques, foi surpreendido. Mesmo tendo posse de bola inferior ao Fluminense, não significa que foi amplamente dominado, o Santa mostrou um sistema de marcação que forçava ao adversário ficar demonstrando um domínio estéril, sem produtividade alguma, tanto que a primeira chance de gol foi Coral, Keno recebeu um passe de Arthur, mas demorou a finalizar facilitando a defesa do Diego. Falhas principalmente de cobertura facilitaram e muito o avanço do Fluminense que levou muito perigo principalmente com o jovem Richarlison e Fred, que atraia a marcação Coral. O Santa abriu o placar depois de uma boa troca de passe (tudo de primeira) entre Tiago Costa e Fernando Gabriel e a conclusão do sempre presente Grafite. Mas a vantagem Coral foi por pouco tempo, numa bela cobrança de falta o Flu empatou e pouco depois virou depois de um lance de escanteio. Porém, quem esperava um Santa nervoso com a virada sofrida em pouco tempo, se enganou, Milton Mendes demonstrou ousadia colocando o time pra frente com vários atacantes, o time tocou a bola e chegou ao empate merecido através de um pênalti.

Embora o conjunto do Santa tenha se portado bem, erros continuam a perpetuar, cartões de forma infantil como o Keno no início do jogo colocando a mão na bola, sabendo-se que o Fluminense tem bons cobradores, o Santa insistiu em diversas faltas na frente da área (em meu ponto de vista todas existiram), a insistência em segurar a bola em demasia (Keno, Tiago Costa), tendo como consequência a perda da posse de bola ou simplesmente facilitando a marcação do adversário, acredito que MM chame a atenção sobre isso, pois tocar a bola de forma rápida dificulta a marcação do adversário. Fred ao meu ver merecia uma marcação melhor principalmente nos escanteios, num desses saiu o gol da virada, que mesmo depois de uma defesa parcial do Tiago, faltou cobertura no lance. O destaque do jogo foram Grafite e Tiago Cardoso, que mesmo tendo saído atrasado no gol de falta, foi de suma importância, com boas defesas e saída precisas do gol. Leo Moura mostrou que pode e muito contribuir, tanto jogando pela lateral como no meio, sua visão de jogo ajuda, porém alguns jogadores precisam compreender que devido sua idade tem que receber a bola no pé, até mesmo para prolongar sua permanência no jogo.

Do mais, apenas aproveitar o bom momento e conseguir mais uma vitória em casa diante do Cruzeiro na quarta e se manter acima da média.

#ArrudaNeles
#SejaSócioSantaCruzDeCorpoeAlma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado após a moderação.