12 de maio de 2016

O Porque da Copa do Brasil

Há alguns anos as manchetes da participação do Santa na Copa do Brasil eram essas (ou algo parecido), "mais um vez o Santa não consegue avançar na Copa do Brasil", hoje devido as circunstâncias de estar classificado para sua primeira Sulamericana, tal queda precoce na Copa BR hoje já não seria encarado como tropeço, devido ao regulamento dos participantes brasileiros, é necessário PERDER para disputar a competição internacional, um verdadeiro absurdo, típico da administração de nosso futebol. Chegamos numa "sinuca de bico", escolher entre Copa do Brasil ou disputar a internacional Sulamericana.

Pois bem, tenho opinião formada sobre isso, acho que devemos escolher a Copa do Brasil e explico. Para um clube centenário que passou por tudo de ruim como o Santa Cruz passou nos últimos anos ressurgindo do calabouço do futebol brasileiro, disputar de imediato uma competição internacional não seria nada mal para tentar elevar a imagem do clube, o tornar conhecido mais internacionalmente, porém tudo ao seu tempo e tempo acredito que a torcida tricolor coral sabe o que é isso, como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição. Como iremos disputar uma primeira divisão depois de dez anos, é de suma importância a permanência na divisão principal nesse processo de reconstrução do clube, algo que vem sendo feito com muito profissionalismo, de imediato acaba com a imagem de clube ioiô, que sobe e desce no ano seguinte, aumentando a perspectiva de novos patrocinadores, ou seja, aumento de receita. Alguns torcedores analisam pelo lado financeiro a escolha pela Sula, que não deixa de ser importante, porém temos que lembrar que no momento o valor da premiação, em dólar, hoje é um valor, mas amanhã poderá ser menos, caso a conjuntura econômica do pais melhore; outros que devemos esperar saber os adversários possíveis das duas competições para escolher, como se o simples fato de pegar um adversário mais fraco significasse vitória certa, a história mostra que não. A escolha por disputar a Sulamericana, acarretará de imediato em aumento de logística, e como o período de disputa da Sula coincide com a fase final do Brasileiro, essas longas distâncias (caso o Santa continue avançando na competição) podem prejudicar no desempenho da equipe na série A, caso estejamos na chamada parte de baixo da tabela.

Ainda não temos condições de manter um elenco mais equilibrado em todas posições, seria exigir demais do Santa nesse momento, por isso da escolha pela Copa do Brasil, distâncias menores, menor desgaste do elenco, num momento que a preocupação maior será nos mantermos da primeira divisão. A Sulamericana pode esperar mais um ano, até porque jé temos vaga garantida ano que vem, poderemos estuda-la com mais calma e nos preparar melhor para 2017, isso caso não consigamos uma vaga na sonhada Libertadores, pois pelo time que temos, podemos nos dar ao luxo de "delirar" como diz nosso Presidente, algo que vejo possível de ser alcançado, seria a cereja do bolo em 2016.

Essa é a opinião de um simples e apaixonado torcedor, mas acredito que sendo a escolha pela Sulamericana, confio plenamente no planejamento traçado pela diretoria tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado após a moderação.