3 de abril de 2016

Da Água pro Vinho

Não me lembro de um técnico em tão pouco tempo implantar sua forma de jogar e conseguir que o time absorva tão rapidamente, pois bem é o que aconteceu com o Santa nesse domingo, de um time desorganizado, com jogadores sem brio até a quarta feira passada, mesmo com a vitória, a um time aplicado taticamente, com os nervos no lugar, não cedendo a pressão cearense, saindo tocando a bola, sem os chutões tradicionais que eram comuns, até jogada ensaiada o time apresentou, algo  que nem nos melhores momentos de Martellote de 2015 o time tinha. Não quero dizer que o Milton é melhor que o Marcelo, só o tempo dirá, mas a mudança ao menos surtiu efeito, passamos para as semi da Copa NE com duas vitórias diante do atual campeão.

Ainda temos muito a melhorar, acredito que nesse princípio de trabalho a preocupação de Milton era nossa defesa, que se valia sempre de atuações individuais (quando dava), para sobressair sobre os adversários. Quando saiu a escalação da equipe muito se comentou da colocação do Leandrinho saindo como titular, até eu mesmo estranhei pois tenho o criticado muito suas últimas atuações, mas era compreensível até porque o técnico está conhecendo o elenco, mas para a boa surpresa, ele não fez feio, taticamente dentro da proposta do técnico, se portou muito bem, compondo bem o meio de marcação com JP e Uilian, porém precisa melhorar o apoio ao ataque. Temos que parabenizar a postura defensiva do Santa hoje, começando a defender desde os atacantes. Embora o Ceará tenha tido maior posse bola, pouco agrediu Tiago Cardoso no primeiro tempo, o mais difícil eram os cruzamentos que ele cortava, mas a preocupação defensiva do Santa pouco o fez agredir o gol do Ceará. Já no segundo tempo, o Ceará explorou bem nosso ponto mais fraco hoje, a lateral esquerda, Alan Vieira, muito mal, tanto que acabou fazendo um pênalti por justamente chegar atrasado na jogada, e pouco depois quase faz outro numa jogada próximo a bandeira de escanteio. Mas o dia era o Santinha, pois até o tão criticado Tiago Cardoso, em relação a pênaltis,pegou-o de forma espetacular, trabalhando muito bem quando foi exigido. Milton fez uma substituição que estranhei de momento, mas no decorrer do jogo mostrou que ele acertou, tirando o Keno (que foi muito bem defensivamente, mas continua errando muitos passes quando ataca) e colocando Tiago Costa, que ajudou na marcação e congestionando mais o lado mais forte do ataque cearense. O gol do Santa saiu de novo posicionamento do ataque, com a saída de Bruno, Wallyson caia pelas laterais bem aberto e num belo passe de Arthur, concluiu com calma o gol da classificação coral.

Não posso esquecer das atuações de João Paulo, o melhor do Santa em minha opinião, demonstra que rende bem melhor quando atua como segundo volante, por sinal Martellote tem méritos nisso, Dany Moraes, outro criticado pela torcida, foi como costumamos falar "um monstro" na defesa, se posicionou bem, antecipou bem ao ataque cearense, em dois lances praticamente evitou o gol adversário e Neris, mesmo falhando em alguns lances, decorrentes até da falta de ritmo, mostrou personalidade e atuou bem, vai ser uma boa dor de cabeça para o técnico.

No meu texto anterior, minha preocupação era o Santa voltar a jogar bem coletivamente, até porque a temporada é longa, e hoje voltamos a jogar bem e o melhor, ainda a tempo de brigar por títulos. Me parece que Milton Mendes surpreenderá ainda muito nessa temporada, é o meu desejo e de toda torcida coral.

Saudações Tricolores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado após a moderação.