31 de março de 2016

Pra Levantar a Autoestima

Finalmente uma vitória, não foi da maneira que a torcida desejava, mas ela veio da forma mais dramática possível, algo bem comum a torcida coral. Mais do que a disputa a uma vaga nas semi finais da Copa NE, o que particularmente ainda acho muito difícil, o que estava em jogo era o restante da temporada coral, uma atuação que nos desse um fio de esperança para evitar uma queda abrupta para a série B, logo imediatamente a subida. Mas alguém pode se perguntar, o Santa sempre caiu logo que subia? Verdade, porém o elenco que foi montado e o futebol de 2015 com a manutenção da base do time vitorioso, nos dava esperança de um futuro melhor, mas veio o início de 2016 e desmoronou toda e qualquer esperança que a torcida tinha, futebol ruim, jogadores abaixo de seu nível, contratações que não surtiram efeito, técnico sendo demitido, tudo caminhava para o caos, mas ontem aquela luz no fim do túnel, se ascendeu.

É latente que ainda precisamos melhorar e muito, coletivamente e principalmente individualmente, pois a crise que o elenco ainda passa, sim AINDA PASSA, reflete e muito nas atuações dos jogadores. Grafite perdendo gols que ele mesmo não sabe como tem perdido, mas mesmo perdendo os gols ainda se mostra se suma importância ao time, João Paulo, mesmo tendo melhorado nos últimos dois jogos, ainda longe daquele JP de 2015, a zaga, ôhhhh zaga, essa merece um capítulo a parte, jogadores ainda tentando resolver sozinho, um exemplo é Keno, mesmo sendo o herói do jogo, com dois gols, ainda carece de melhorar muito o passe, como se diz nos jargões futebolísticos, dá "cada osso" para o companheiro que dói. 

Uma análise fria, sem a paixão, do jogo de ontem é um pouco difícil, mas tentarei. Dois tempos distintos, o Ceará dominou e muito o primeiro tempo e o Santa sendo melhor no segundo. Com domínio que seja a ser absurdo, o Ceará colocou o Santa na roda, não fez mais talvez por algumas intervenções de Tiago Cardoso e ao meu ver, um pouco de preciosismo do Ceará. Mesmo merecendo a vitória no primeiro tempo, o gol praticamente foi dado pelo Santa, Leonardo com o domínio total da bola, conseguiu perder uma bola em cima da linha de fundo, quando o mais seguro seria colocar pra linha de fundo, mesmo sedendo o escanteio (não entendo o porque alguns zagueiros tentem driblar os atacantes, algo totalmente fora do ofício deles), o jogador fez o passe para o único jogador livre fazer o gol, Alemão nosso melhor, ou posso dizer, o menos pior zagueiro do time não marcou o jogador e sofremos o gol. Na segunda etapa, com uma substituição ousada (depois nas redes sociais, soube que teve um dedo de Milton Mendes), tirando um volante e colocando um meia atacante, o Santa melhorou o passe e principalmente a marcação, o que prova que marcação é um sistema resultante de bom posicionamento, e não simplesmente ter muitos volantes e zagueiros. O meio campo tanto na marcação quanto na saída de bola, ficou na alternância de Uilian e JP, os zagueiros evitaram ao máximo as ligações direta, ficou claro até pelo áudio da transmissão, o Adriano constantemente gritava com a zaga para fazer o passe para o meio. Com isso o Santa voltou pressionando a saída de bola do Ceará, e numa pressão dessas saiu o gol de empate. Mas o Santa diferente do Ceará no primeiro tempo, não manteve uma grande pressão, tanto que o Ceará, demonstrava claramente estar satisfeito com empate, afinal eles fizeram gol fora o que daria a vantagem do empate sem gols no jogo de volta, e mesmo sendo melhor que o Santa no contexto geral do jogo até aquele momento, o Ceará foi castigado pelo anti jogo, com um golaço de Keno nos acréscimos.

Hoje os técnicos que colhem melhores resultados são aqueles que procuram estudar mais, a prova temos o Tite incontestável como melhor técnico do momento, pois procurou estudar e melhorar seus conhecimentos e hoje o Santa tem no Milton Mendes uma aposta, é verdade, porém uma aposta que  assim como o Tite procurou estudar muito novas técnicas de treinamento e sistema de jogo, que já mostrou resultado em 2015 no Atlético PR, mesmo sendo demitido, é muito querido pela torcida de lá. Logicamente para se colocar em prática todo um bom sistema tático, tudo depende do material humano e se Milton Mendes colocar isso em prática com o elenco atual do Santa, poderemos voltar a sonhar com boa temporada esse ano, e o que mais desejo amigos, é sonhar e muito o restante da temporada.

Saudações tricolores. #SejaSocioSantaCruzdeCorpoeAlma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado após a moderação.