27 de janeiro de 2016

Dobradinha do KK

Já faz algum tempo que não falo nada a respeito sobre gastronomia, estava com saudades (rss). Pois bem, a responsável dessa vez é a Dobradinha, espécie de feijoada com feijão branco, algo que adoro mas nunca tinha tido a possibilidade de fazer e graças a solicitação do amigo do futebol Carlos Augusto, mas conhecido na turma como Cacá, para comemorar seu  aniversário junto com outros amigos do futebol, então eis que surge o momento adequado e lá vou eu realizar uma pesquisa de receitas e principalmente de como limpar o bucho, ingrediente principal da dobradinha. São diversas receitas, cada uma a sua maneira de fazer, peço ajuda aos universitários, falo com amiga que trabalha com buffet e tenho uma orientação e lá vou eu em minha primeira empreitada e logo uma dobradinha para ao menos 20 pessoas, uma responsabilidade e tanto, mas quando se trata de cozinhar a satisfação toma conta e me dedico de corpo e alma.

Como foi de primeira a experiência da dobradinha, tive que fazer adaptações com base na experiência em outros pratos, então os dados dos ingredientes podem variar um pouco, mas acredito que sejam suficientes para um grupo pequeno.

Ingredientes:

  • 500 g Feijão Branco;
  • 500 g Bucho Bovino;
  • 100 g Paio;
  • 1 Kg Linguiça Calabresa;
  • 300 g de Carne \Charque;
  • 200 g de Bacon;
  • Cebola;
  • Tomate;
  • Pimentão;
  • Alho;
  • Extrato de Tomate
Modo de Fazer: Inicialmente começar pela limpeza do bucho, retirar toda as peles e sobras que encontrar (procurar orientação de açougueiro e outras pessoas como fazer), depois da limpeza a segunda etapa será ferver o bucho com água o suficiente para cobrir adicionada com meio copo americano de vinagre para retirar o cheiro forte que existe, ferva por aproximadamente 30 minutos, escorrer e lavar em água corrente. Verifique a textura e se ainda o cheiro forte persiste, caso necessário, repita a operação, podendo utilizar uma panela de pressão, cerca de 5 minutos no máximo para acelerar o processo. Depois de escorrer, cortar o bucho em pequenas tiras uniformes. Deixe a cebola, tomate, pimentão e alho a gosto, tudo picado e separado. Cortar o paio e linguiça em rodelas, a carque e o bacon em cubos pequenos. Deixe a charque de  molho em água para retirar um pouco do sal, deixe da noite anterior ao dia de fazer. No início do processo, comece fritando o bacon em cubos, depois de frito retire e reserve e com o próprio óleo resultante dessa fritura doure a cebola (acrescente mais óleo se necessário), depois o alho, pimentão e por último o tomate. Depois de refogar os temperos, acrescente as carnes, iniciando pela charque e com intervalos, a linguiça e o paio. Deixe as carnes refolgando um pouco, depois acrescente o bucho, feijão branco, extrato de tomate, pimenta do reino a gosto e algumas folhas de louro, mexa e acrescente água o suficiente para cobrir e deixe cozinhar para incorporar os sabores. Como as carnes já são salgadas, talvez não haja necessidade de colocar sal, faça a correção se necessário. Acompanhe o cozimento, uma dica é a textura do feijão, quando estiver quase cozido desligue e deixe o próprio calor da panela terminar o cozimento. Um pouco antes de servir, verifique o ponto de cozimento dos ingredientes, se necessário cozinhe mais um pouco.

Do mais, só desejo uma boa dobradinha a todos e até uma próxima experiência gastronômica. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado após a moderação.