24 de junho de 2010

Uma Caponata para Celebrar

Nada como uma bela comida para comemorar a desclassificação, pois nesse quesito pelo menos o nível italiano é alto, bem acima do futebol apresentado, de dar pena, sem inspiração, para uma seleção que tradicionalmente se vangloria de sua defesa essa deixou muito a desejar, principalmente no confronto contra a Nova Zelândia, como diz uma amigo, "golzinho safado esse..", mas ao meu ver não foi nesse jogo que a Itália perdeu o rumo, foi no primeiro jogo, time totalmente apático "jogando algo parecido como futebol" (Cala boca Galvão), o Paraguai dentro de sua limitação mostrou-se melhor durante o jogo, empatou graças ao seu goleiro que falhou feio (imaginem se fosse esse gol que desclassificasse a turma guarani).

Bem voltando a cozinha, a minha sugestão é a caponata (uma receita que minha amiga Eliana e seu marido Vicente esperam tanto), um antepasto vegetariano a base de berinjela, de origem siciliana muito gostoso, mesmo aqueles que não são fãs da onda vegetariana vão gostar.

Caponata


Ingredientes:

2 Berinjelas médias descascadas e cortadas em cubos aproximadamente de 1,5 cm
½ Xícara de azeite de oliva (pode haver a necessidade de mais)
1 Dente de alho
3 Talos de aipo em rodelas
1 Cebola média em rodelas
1 Xícara de tomates sem sementes picados
1 Vidro de alcaparras escorridas e secas com papel absorvente.
¼ Xícara de vinagre vinho
1 Colher de sopa de açúcar
1 Colher de chá de manjericão
½ Colher de chá de sal
½ Xícara de azeitona verde picada

Modo de Fazer: Aqueça o azeite em uma panela (mínimo de 18 cm de diâmetro), junte o alho e a berinjela e frite até dourar (+/- 5 minutos). Por causa da quantidade de azeite, pode fritar a berinjela aos poucos. Após fritar retire a berinjela com uma escumadeira e reserve. Havendo a necessidade coloque mais azeite, frite o aipo e a cebola até ficar transparente, acrescente o tomate e cozinhe em fogo baixo durante 5 minutos, sempre mexendo. Recoloque a berinjela junto com as alcaparras, o vinagre, o açúcar, o manjericão, o sal e azeitonas e misture, cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos. Tire do fogo, espere esfriar e leve à geladeira até servir. Para acompanhamento biscoitos de sabor queijo ou pão italiano (minha preferência).

Sugestão: Ao final da receita acrescente uma lata de atum em azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado após a moderação.