16 de novembro de 2017

Polvo Como Companhia

Depois de algum tempo dedicado a minha outra grande paixão, o futebol, mesmo não tendo me proporcionado muita alegria, volto a falar de gastronomia, o hobby/paixão que sempre em minha andanças me deparo com novidades. O prazer da cozinha é sempre um aprendizado constante, assim como a vida a qual temos que entender as amarguras e obstáculos que enfrentamos diariamente para transforma-las em alavancas para buscar sempre o melhor, na cozinha não é diferente, o amargo pode se transformar e encantar os mais exigentes paladares.

Devido a fatores externos, estou ausente de um grupo de amigos, mas sempre que posso retorno para poder respirar o convívio de pessoas positivas e desta vez, mais uma vez, atender a solicitação de um trio de amigos, Coló, Fred e Ivan, que de certa forma já vem tornando uma tradição a comemoração de seus aniversários em conjunto o qual tive a honra de mais uma vez estar a frente, e o prato da vez, ou melhor, o menu, foi um prato que a cada vez que faço vou me familiarizando mais e mais em seu preparo, o arroz de polvo.

Como de costume, sempre faço algumas mudanças nos pratos que estou começando a cozinhar, até chegar ao ideal para meu paladar, e no arroz de polvo não seria diferente. Como tinha que atender bastante gente nessa comemoração, aproveitei também para tentar acertar o ponto de um outro prato com polvo que já tive o prazer de experimentar, o carpaccio de polvo (em outra oportunidade falarei dele), porém não tive o resultado esperado, no quesito apresentação, mas na próxima espero acertar. Voltando ao arroz de polvo, tinha uma forma tradicional de fazer, levando apenas tomate, mas ao consultar outras receitar, vi que poderia agregar "novidade" ao prato, ervas para dar um frescor ao prato, manjericão e salsa. Assim como o camarão o polvo também tem seu ponto ideal de cozimento, e no preparo do polvo coloquei pimenta de cheiro, além do perfume, o leve sabor picante dar um toque especial. Abaixo uma sugestão para um pequeno grupo de amigos:

Ingredientes:

  • 1 kg de polvo
  • 500 g de arroz parbolizado
  • Tomates picados (2 pequenos)
  • Pimenta de Cheiro (sem as sementes)
  • Cebola
  • Alho
  • Gengibre
  • Azeite
  • Manjericão
  • Salsa picada (finalização)
  • Parmesão (finalização)
Modo de Fazer: Cozinhe o polvo na panela de pressão com uma cebola e sal a gosto, coloque pouca água já que o polvo solta muita durante o cozimento. Depois que começa a pegar pressão, cozinhe por cerca de 15  a 20 minutos, depende muito do tamanho do polvo. Verifique a textura do polvo, corte em pedaços pequenos e reserve a água do cozimento coada. Dando procedimento, refogue a cebola no azeite, depois acrescente o alho, gengibre ralado e a pimenta picada, acrescente o arroz e refogue o suficiente, coloque o sal a gosto e um pouco da água reservada, o suficiente para cobrir o arroz (caso verifique que a água do cozimento do polvo seja pouca, comece o cozimento do arroz com água normal e vá finalizando com a água do polvo). Acompanhe o cozimento e corrija o sal quando necessário, quando o arroz atingir um ponto de "al dente" coloque o tomate e pouco depois o polvo. Procure deixar o arroz sempre úmido mas não encharcado, mexendo sempre para uniformizar o cozimento, quando chegar no ponto ideal, coloque o manjericão. Antes de desligar coloque 2 colheres de manteiga gelada para finalizar o prato. Sirva de imediato ainda quente, coloque a salsa, o parmesão e azeite.

Espero que se delicie assim como eu tive o prazer de fazer. Espero uma nova oportunidade de ter um polvo nas mãos, para desta vez fazer um carpaccio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será liberado após a moderação.